No exterior a Yamaha tem uma família de motos chamada XSR. São modelos com tecnologias atuais e design retrô. Agora acaba de surgir a mais nova integrante, a XSR 125 Legacy.
Trata-se de uma versão especial da XSR de entrada, que já existe lá há algum tempo. Seu diferencial está no visual, que remete diretamente a modelos clássicos da marca dos anos 1960 e 1970, como a RD 350 de primeira geração.
Ela conta com pintura Historic Black, que mescla carroceria em preto brilhoso com detalhes em cinza e em dourado. Também tem rodas raiadas e pintadas em dourado, e que usam pneus de uso misto.
Para comparação, esta é a XSR tradicional. Repare na pintura, grafismo e rodas - de liga leve, com pneus para asfalto.
A XSR 125 tem motor moderno, de 124 cc, refrigeração a líquido e válvulas de atuação variável. Entrega 15 cv de potência (no limite da carta A1 da Europa) e 1,2 kgf.m de torque. O câmbio é de 6 velocidades e o consumo, estimado em 47 km por litro.
Tem vários 'componentes premium'. O chassi tem partes em alumínio, a suspensão dianteira tem garfo invertido e há freios ABS nas duas rodas. O painel é digital e o farol, em LED.
Na Europa, a XSR 125 tradicional custa 4.800 euros (cerca de R$ 24 mil) e a Legacy da foto sai por 5.300 euros (R$ 26,7 mil). Para comparação, lá uma NMax tem preço sugerido de 3.700 euros (R$ 18,6 mil). Não há previsão da XSR vir ao Brasil.