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Moto a hidrogênio: quais os prós e contras da novidade?

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A ideia da moto movida a hidrogênio está cada vez mais próxima da realidade. A necessidade de novas fontes mais sustentáveis e limpas pode nos levar a outros rumos.

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Marcas como a Kawasaki e a Xiaomi já apostam na novidade. Quais seriam então os prós e contras do hidrogênio?

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Em termos mecânicos, a moto a hidrogênio não difere radicalmente das já movidas a gasolina ou etanol. No entanto, precisam ser projetados para funcionar com o combustível. 

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Um dos principais benefícios é visto logo no cano de descarga. O gás de exaustão é principalmente vapor de água. Pode haver algum dióxido de carbono saindo como resíduo, no entanto, não há sujeira sendo lançada no ambiente.

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Os motores podem atender com facilidade as leis, cada vez rígidas de emissões.  E a sujeira produzida pelos propulsores devem gerar níveis quase que insignificantes de poluição.

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A eficiência térmica dos motores é de cerca de 45%, muito superior aos motores a gasolina (25-30%) e a diesel (30-38%). Ou seja, mais economia e eficiência!

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Mas existem vários desafios que a indústria precisa superar quando se trata fazer uma moto a hidrogênio. O primeiro deles é a necessidade de um grande espaço de armazenamento para os tanques de combustível.

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Outra questão é o ciclo para a produção dos conjuntos de combustível, que deixa uma pegada de poluição ainda grande. Além disso, a produção em massa destes motores é um assunto caro.