Você já pensou em comprar uma moto automática? Elas agradam quem busca mais conforto e praticidade. Se você também acha que passar marchas é coisa do passado, esta reportagem é para você.
Assim como os carros, as motos são movidas por um conjunto de motor, câmbio e transmissão. E, tal qual os veículos de quatro ou mais rodas, podem ter vários tipos de câmbios diferentes. Inclusive, automáticos.
Uma moto automática dispensa a troca manual de marchas, exatamente como um carro automático. Nela, o motociclista se preocupa apenas em frear e acelerar, ganhando pontos em praticidade e reduzindo seu cansaço físico.
As scooter são sinônimo de motos automáticas. Costumam ser equipadas com câmbio CVT, que funciona com um sistema de polias e dispensa o pedal de marchas. Praticamente todas as scooter têm CVT.
Outra dúvida é se as motos elétricas são automáticas. Na imensa maioria dos casos, sim. Diferente dos modelos movidos a gasolina, isso acontece por uma característica do próprio motor elétrico, não do câmbio de marchas.
Também existem as motos automatizadas. O funcionamento é diferente, mas assim como nas automáticas, não é preciso trocar as marchas manualmente. É o caso das Honda com câmbio DCT.
Ainda, há as 'semiautomáticas'. É o caso de motonetas, como Biz, Pop e Crypton. É preciso passar as marchas, mas não existe manete de embreagem. Assim, basta fazer o movimento com o pé.
O principal ponto positivo de uma moto automática é a praticidade. Afinal, com ela o motociclista não precisa usar mãos e pés para passar as marchas. Na prática, motos automáticas entregam mais conforto e menos esforço físico.
A moto automática mais barata do Brasil é a Yamaha Neo 125. Afinal, esta scooter custa aproximadamente R$ 13.963 nas concessionárias, segundo a tabela Fipe.
Entre as usadas, é possível encontrar motos automáticas por menos de R$ 10 mil. E, entre as novas, as opções podem passar dos R$ 300 mil! É o caso da Honda Gold Wing 1800, com câmbio DCT.
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