A iluminação tem se tornado, cada vez mais, um dos aspectos importantes na hora de comprar uma motocicleta. Os LEDs são a alternativa mais moderna às velhas luzes halógenas. Contudo, cada modelo tem seus prós e contras.
As lâmpadas halógenas já equiparam todos os tipos de veículos de duas rodas. Elas são vistas como um componente mais acessível, popular, enquanto a iluminação de LED é considerada a opção moderna e premium.
Entre as vantagens da moto com farol de LED estão a maior eficiência, reduzindo o consumo geral de energia da bateria. Além disso, o LED tem maior vida útil, sem a necessidade de substituição ou manutenção frequentes.
Porém, entre as desvantagens da novidade está justamente seu tom de cor mais frio. Além disso, com alto brilho pode facilmente ofuscar motoristas que se aproximam na contramão e dificultar o quanto eles podem vê-lo.
Por ser uma tecnologia ‘moderna’, o LED pode não ser compatível com motos mais antigas. Aqui no Brasil é proibido atualizar antigos modelos halógenos para o LED! Outro ponto é seu custo mais elevado de compra e substituição.
Os motociclistas e motoristas há mais tempo no trânsito ainda estão mais familiarizados às lâmpadas de halogênio. As cores mais quentes (mais amarelas) são um padrão menos ofuscante e mais amigável para quem vem na contramão.
Por fim, elas também são bem mais baratas em comparação com as de LED. Contudo, entre as desvantagens das halógenas está o maior consumo e o tempo de vida útil relativamente mais curto, em comparação com LEDs.
Bem, a resposta pode variar do gosto e necessidade de cada motociclista. O ideal seria poder rodar com ambas as opções e tirar as suas próprias conclusões.