A F4 é uma das mais famosas (e poderosas) motos já criadas pela italiana MV Agusta, marca ligada ao design inovador e alto desempenho. E a história do modelo é incrível!
Em 1989 o grupo Cagiva (a quem a MV pertencia) fez uma parceria com a Ferrari para criar um motor de moto derivado de seu V8 da Fórmula 1, algo inédito até então.
Depois de muito trabalho (e responsáveis envolvidos), o motor estava pronto. Tinha 749cc e produzia 126 cv (12.500 rpm) e 7,2 kgf.m de torque (10.500). Agora, faltava uma moto à altura para lhe vestir.
O projeto foi batizado de F4 e roubou a cena do Salão de Milão 1997 pela sua ousadia e design. E também por ser da MV, marca que há décadas não mostrada lançamentos relevantes.
A F4 chegou ao mercado já como modelo 1999, na aclamada Serie Oro. Apenas 300 unidades foram produzidas - e venderam como água num dia de verão. Era o início de uma história de sucesso.
Em 2002, outra edição especial. Limitada a apenas 300 motos, a versão especial homenageava o tricampeão mundial de F1 (e brasileiro) Ayrton Senna. Aqui, já rendia 136 cv.
Logo o modelo receberia motor maior, de 1.000cc, que lhe colocaria na briga com as principais superbikes do mercado. Assim, chegou a entregar mais de 214 cv de potência.
A segunda geração do modelo chegou em 2010 e em 2014 foi lançada a edição especial LH44, em homenagem ao piloto britânico. Detalhe: limitada a apenas 44 unidades!
O modelo foi aposentado em 2018, com uma edição especial em homenagem a Claudio Castiglioni, um dos criadores da F4 e responsáveis por salvar a MV Agusta da falência. Foram produzidas apenas 100 unidades.
Responsável por reerguer a marca das cinzas, a F4 deixou saudades nos fãs. Por isso a marca planeja uma 'moto incrível' para substituí-la, mas ainda não deu detalhes de como o modelo deve ser.
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