Seguimos em clima de Copa do Mundo! E quem poderia representar a Ingletarra numa 'copa das motos'? Ninguém melhor que a clássica e bem-resolvida Triumph T 120.
Foi somente em 1959 que o nosso ícone, a Triumph Bonneville T120, surgiu. O modelo foi o último projeto de produção de Edward Turner na marca.
O nome Bonneville veio em homenagem às conquistas do piloto do Texas, Johnny Allen, no Bonneville Salt Flats – em Utah.
Em 1968 a T120 ganhou um novo e mais confiável sistema de ignição. Em 1971, nascia as ‘OIF’, onde o óleo lubrificante é armazenado no quadro da motocicleta.
A história muda, após questões como protestos na fábrica, em 1974. Menos de mil unidades foram montadas e em 1975 apenas 38 motos T120. Ao retornar às atividades, a produção se concentrou nas motos 750cc.
Em 1983 a Triumph Motorcycles faliu. John Bloor comprou o nome e os direitos de fabricação da marca. Desta forma, houve a parada na produção no ano de 1984, mas a linha Bonneville seguiu viva até 1988.
E depois de um tempo de reinado dos modelos de três cilindros, em 2001 a linha Bonneville voltou com motor 800 cm³, que passou a 900 cm³ em 2007.
Somente em 2016 que a Bonneville T120 renasceu. Mas a moto passou a ter motor de 1.200 cm³, potência de 80 cv e câmbio de 6 marchas.