Cream Section Separator
Red Section Separator

Moto da Copa: o sucesso que a Argentina ‘robou’ do Brasil

Cream Section Separator
Red Section Separator

Se a CG representaria o Brasil numa disputa de 'moto da Copa', quem estaria do lado argentino? Talvez um modelo forte e corajoso como a seleção vizinha, além de muito conhecida dos brasileiros. Pensamos na Honda Tornado 250.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Assim, a ‘nossa’ Tornado segue à venda na Argentina, onde ela pode permanecer nas lojas graças às leis de emissões menos rígidas que as nossas. Desta forma, a moto vendida por lá é praticamente idêntica a nossa.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Ironicamente, no Brasil a moto saiu de linha por conta de não atender às regras do programa antipoluição do governo. Para quem não lembra, tanto a Tornado quanto a NX4 Falcon não atenderam ao PROMOT 3.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Desta forma, naquele ano a nova XRE 300 foi lançada como substituta, para ambos os modelos. Foi o fim da Tornado que nasceu no Brasil em 2001. Bem, na Argentina a moto segue viva e praticamente com o mesmo visual.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Na Argentina, a motocicleta segue também com nosso conhecido motor monocilíndrico DOHC, de 249cm³. Também se mantém entregando os 23,3 cv a 7500 rpm e 2.42 kgf.m de torque a 6000 rpm.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Curiosamente, a XRE (ainda na primeira geração) também está à venda na Argentina, junto da Tornado. Enquanto a 250 sai por 1.389.700 pesos, a 300cc custa 1.839.000 pesos.

Tornado e XRE nas lojas