Cream Section Separator
Red Section Separator

Honrando o legado

Moto da Kawasaki seria 'substituta digna' da Tornado 250?

Cream Section Separator
Red Section Separator

A Honda XR Tornado 250 fez muito sucesso no Brasil. Leve, alta, magra e robusta, foi substituída pela XRE 300 em 2009, com proposta menos aventureira...

  Sdds, Tornado

Cream Section Separator
Red Section Separator

Assim, a Tornado deixou uma legião de viúvos. Mas será que alguma moto à venda no mercado poderia suprir o espaço deixado pela velha Honda?

Cream Section Separator
Red Section Separator

É aí que surge a KLX 230, com muitas características em comum com a Tornado: grandes rodas raiadas, suspensões longas, para lama alto, corpo estreito.

  Kawasaki KLX 230

Cream Section Separator
Red Section Separator

É uma moto com um pé nas pistas. Pesa apenas 132 kg (já abastecida), tem tanque pequeno (8 litros), seu banco é reto (e alto, a 89 cm do chão) e com grande vão livre do solo, de 26 cm.

  Off road raiz

Cream Section Separator
Red Section Separator

O propulsor preza pela resistência e pouca manutenção. Tem 1 cilindro, arrefecimento a ar e 233cc. Entrega 20 cv de potência e 1,9 kgf.m de torque. A Tornado tinha 23,3 cv e 2,42, mas passava dos 150 kg quando abastecida.

  Motor simples

Cream Section Separator
Red Section Separator

A suspensão dianteira tem 220 mm de curso, contra os 221 mm da traseira (com ajuste de pré-carga). Os freios ABS têm discos simples nas duas rodas. O câmbio é de 6 velocidades.

  Trail para as ruas

Cream Section Separator
Red Section Separator

No exterior, custa cerca de 20% menos que uma Kawasaki Versys X-300. Nos Estados Unidos, por exemplo, parte dos 4.999 dólares (cerca de R$ 25,6 mil).

  Preço

Cream Section Separator
Red Section Separator

Por uma série de questões, a Kawasaki não trouxe sua família KLX ao Brasil. Por aqui, aposta nas aventureiras Versys, como a X-300 (R$ 35.310). Ou seja, a KLX 230 não deve vir tão cedo...

  E o Brasil?

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais

Ducati quebra recorde com suas motos de rua