A Honda XR Tornado 250 fez muito sucesso no Brasil. Leve, alta, magra e robusta, foi substituída pela XRE 300 em 2009, com proposta menos aventureira...
Assim, a Tornado deixou uma legião de viúvos. Mas será que alguma moto à venda no mercado poderia suprir o espaço deixado pela velha Honda?
É aí que surge a KLX 230, com muitas características em comum com a Tornado: grandes rodas raiadas, suspensões longas, para lama alto, corpo estreito.
É uma moto com um pé nas pistas. Pesa apenas 132 kg (já abastecida), tem tanque pequeno (8 litros), seu banco é reto (e alto, a 89 cm do chão) e com grande vão livre do solo, de 26 cm.
O propulsor preza pela resistência e pouca manutenção. Tem 1 cilindro, arrefecimento a ar e 233cc. Entrega 20 cv de potência e 1,9 kgf.m de torque. A Tornado tinha 23,3 cv e 2,42, mas passava dos 150 kg quando abastecida.
A suspensão dianteira tem 220 mm de curso, contra os 221 mm da traseira (com ajuste de pré-carga). Os freios ABS têm discos simples nas duas rodas. O câmbio é de 6 velocidades.
No exterior, custa cerca de 20% menos que uma Kawasaki Versys X-300. Nos Estados Unidos, por exemplo, parte dos 4.999 dólares (cerca de R$ 25,6 mil).
Por uma série de questões, a Kawasaki não trouxe sua família KLX ao Brasil. Por aqui, aposta nas aventureiras Versys, como a X-300 (R$ 35.310). Ou seja, a KLX 230 não deve vir tão cedo...
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