A Air é uma moto elétrica fabricada pela empresa queniana Roam. Ela foi desenvolvida especialmente para enfrentar a dura realidade da África.
Como o poder aquisitivo local é baixo, precisou ser barata. Como a rede elétrica é simples, tem que ser econômica. Como as estradas são ruins, deve ser resistente. Mas parece ter dado certo.
A Roam Air tem suspensões de longo curso, paralama dianteiro alto e pneus de uso misto, tudo para encarar a falta de asfalto.
Pensada para ser também um veículo de trabalho, tem bagageiro reforçado e pode carregar até 220 kg de carga!
Para baratear o projeto e reduzir custos de manutenção, muitos componentes são simples. Os freios, por exemplo, são a tambor, sem qualquer sistema de disco - muito menos ABS.
Mas uma moto elétrica precisa ser moderna. Então a moto elétrica da África tem painel em LCD, 5 modos de potência e luzes em LED, por exemplo.
O motor tem 3 kW (4 cv, como a Voltz EV1) e acelera até os 90 km/h de velocidade máxima. As duas baterias são cambiáveis e prometem até 180 km de autonomia.
Mais que eficiente, o projeto precisa ser acessível. Por isso a Air custa apenas 1.500 dólares (cerca de R$ 8 mil), sendo uma das motos elétricas mais barata do mundo.