Um novo sistema busca converter a energia mecânica em elétrica, por meio do próprio deslocamento das motos. Assim, o Free Charging promete baterias de motos elétricas enquanto estão em movimento.
As motos elétricas já são uma realidade no Brasil e no mundo. Entretanto, têm alguns poréns. O principal é a pequena autonomia, que obriga longos carregamentos na tomada.
Focados neste problema da mobilidade elétrica, nasceu o projeto do “Free Charging” (“Carregamento grátis” em tradução livre). O sistema de carga converte energia mecânica em elétrica, por meio do próprio deslocamento do veículo.
O sistema substitui a roda original da moto por uma que pode carregar a bateria com o próprio movimento da roda. Um funcionamento similar ao das frenagens regenerativas dos carros.
Geralmente, as motos elétricas têm de 70 km a 120 km de autonomia. Depois, precisam ficar de 6 a 8 horas em tomada residencial para carregar a bateria por completo.
O novo Free Charging pretende triplicar essa autonomia, reduzindo significativamente o tempo de complementar a carga na tomada. O produto ainda está em fase de desenvolvimento.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!