A Yamaha revelou mais detalhes sobre seu Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS). Uma nova tecnologia que simplesmente cria uma moto que não cai.
Yamaha tem a intenção de reduzir as mortes de motociclistas a zero até 2050. Para isso, a fabricante japonesa vem se dedicando a fazer coisas perto o impossível – como uma moto que não cai!
Portanto, a fabricante revelou ainda em 2022 o AMSAS. Nada menos que um sistema que estabiliza veículos em baixas velocidades, controlando as forças motrizes e as forças de direção.
Toda a tecnologia se torna possível pelo uso de atuadores de motor, conectados à roda dianteira e ao guidão.
A Yamaha R25 foi usado como base para o protótipo, equipada com uma Unidade de Medição Inercial de 6 eixos junto com atuadores de acionamento e direção. Arraste para cima para ver o vídeo.
O líder do projeto é Akitoshi Suzuki que, apesar da coincidência de sobrenome com a marca rival, é um engenheiro da Yamaha.
A Honda também vem desenvolvendo algo. A marca apresentou a versão 2.0 do Riding Assist equipando outro modelo. Sinal que a marca japonesa também aposta em criar a “moto que não cai” para o futuro!
Fim da XRE 300? Produção interrompida e sem previsão de volta