A Honda vive apostando em novos segmentos. E, naturalmente, nem todos bombam. Relembre o projeto da moto turbo, que nasceu para revolucionar as esportivas, mas acabou indo parar na gaveta.
O lançamento desta peculiar novidade aconteceu em 1982. Chamada de CX500 Turbo, a motocicleta não se tratava de uma versão especial: era de fato uma máquina destinada às ruas.
A curiosa Honda CX500 era movida por um motor de dois cilindros em V a 80 graus, com 497 cc e arrefecimento líquido. E claro, o grande destaque era o sistema de turbo do modelo, um dos menores do mundo!
Apesar de ser uma moto turbo, o desempenho da Honda CX ainda era modesto. Com uma aceleração discreta a velocidade máxima era de “apenas” 201 km/h. Além disso, o conjunto turbinado sofria com o “leg”.
Um ano depois da 500cc, a Honda dobrou a aposta, lançando a CX650 Turbo. O novo modelo tinha menor atraso do compressor e aumento da potência. Estes fatores permitiram uma aceleração vigorosa e uma velocidade máxima de 217 km/h.
Porém, ainda nos anos de 1980 outras rivais esportivas já eram bem mais rápidas e tinham mecânica mais simples.Mais do que isso, as rivais eram bem mais acessíveis que as motos turbo da Honda.
Mesmo com toda a engenharia da marca japonesa, a moto turbo não conseguiu superar as desvantagens de sua complexidade. Por fim, o alto preço dos modelos resultaram em um baixo número de vendas, o que selou o fim das motos turbo.