A Yamaha segue desenvolvendo novas tecnologias e, inevitavelmente, reduzindo o espaço para outras. Agora, a fabricante pode aposentar da MotoGP seu motor que influenciou as famílias R (esportivas) e MT (nakeds).
A marca está buscando uma nova visão para a MotoGP. E, para isso, pretende ter uma nova arquitetura de motor para competição. A empresa tem trabalhado em uma novíssima unidade, que deve substituir o sistema crossplane.
Segundo o chefe da equipe Yamaha, Lin Jarvis, um novo protótipo de pista com a novidade pode chegar em meados de 2025. Isso significaria que, provavelmente, a Yamaha já está de olho nos novos regulamentos da categoria, para 2027.
Contudo, até o momento, a marca não declarou em que passo exatamente está, mas informa trabalhar dentro do cronograma próprio de planejamento. Enfim, o novo motor projetado já está sendo testado, mas ainda não em uma motocicleta.
O crossplane nasceu como uma tecnologia para as pistas. Mas como a marca gostou tanto do resultado que hoje o sistema é um diferencial de várias usinas usadas nas linhas R e MT, como as nakeds MT 07, MT 09 e claro, a grande R1.
O sistema deve continuar a ser visto nas motos de ruas. Seja qual for a nova tecnologia substituta, em breve na MotoGP, ela pode ajudar a criar uma nova geração para a R1 – já que a esportiva está saindo de linha na Europa.