O motor 2 tempos segue sendo objeto de paixão de muitos motociclistas. Esse antigo padrão de motorização está praticamente banido nas ruas em função das normas de emissões de poluentes. Um projeto novo pode dar uma sobrevida à tecnologia na Europa!
A empresa italiana Motori Minarelli revelou uma versão final do seu motor monocilíndrico de 300 cm³ injetado e 2 tempos. A fabricante já tinha mostrado esse estudo, ainda no final de 2019, como um protótipo.
Para esse trabalho, a marca de motores italiana trabalhou em conjunto com a Universidade de Modena. Um estudo focado na dinâmica dos fluidos e que pode tornar possível desenvolver um motor 2 tempos equipado com injeção eletrônica muito avançada.
Trata-se de uma nova unidade mais “amigável” ao meio ambiente e que pode estar dentro das mais recentes normas de emissões mundiais.
Lá na Europa a marca tem motos como a Enduro 300 XE. E é esse modelo que pode no futuro ganhar o motor 2 tempos da Minarelli.
Assim, o novo motor pode atender a normas de emissões e equipar motos destinadas ao uso em vias abertas, em modelos de produção em larga escala. Porém, o motor ainda está em desenvolvimento.
Descubra quanto vale sua moto na tabela Fipe!