Aguardada há meses, a Bajaj chegou ao Brasil no fim do ano passado e conquistou grande espaço nas discussões e redes sociais. Bora ter uma noção da sua importâcia? Veja essas 5 curiosidades sobre a Bajaj!
A Bajaj Auto foi fundada em 1945 e inicialmente importava e vendia veículos de duas e três rodas na Índia. Em 1959, a marca obteve a licença do governo do país para também realizar a fabricação… E foi assim que passou a produzir scooters Vespa na Índia!
Baseados na parceria com a Piaggio, a Bajaj lançou a Chetak em 1972. O modelo era baseado na italiana Vespa Sprint, mas foi nomeada em homenagem ao lendário cavalo do Grande Guerreiro Indiano Maharana Pratap.
Em 2008 a Bajaj se juntou às Renault e Nissan para um projeto conjunto. A ideia era criar e produzir um modelo ultra compacto, cujo preço final seria de cerca de 2.500 dólares. O carro de baixo custo nasceu para disputar mercado com o Tata Nano.
A Bajaj é a maior fabricante mundial de riquixás, os populares carrinhos de três rodas vistos da Índia. A marca responde por quase 84% das exportações desse tipo de veículo no país. Entre 2012 e 2013, a empresa vendeu aproximadamente 480.000 desses veículos de três rodas.
Em 1984 a Bajaj Auto tornou-se responsável pela assistência técnica da Kawasaki na Índia. Mais tarde, adquiriu participação da KTM, com quem desenvolve produtos e fabrica motos na Índia. Hoje, também é parceira da Triumph.
Descubra quanto vale sua moto na tabela Fipe!