Famosa por motos grandes e caras, a Harley-Davidson já passou por crises que a levaram a fazer modelos menores. Agora, inclusive, lançou duas 350cc e 440cc na Ásia. Será que as Harley baratas voltarão ao Brasil?
Um dos modelos pequenos da Harleu foi a SS 125, nos anos 1970. A street de motor 2 tempos tinha projeto italiano, mas emblemas da H-D no tanque. Chegou a ser montada no Brasil, inclusive, mas não fez sucesso por aqui.
A moto entregava cerca de 13 cavalos. O motor de 2 tempos tinha taxa de compressão elevada (10,8:1), que exigia a cara gasolina azul de maior octanagem. Não se deu bem por aqui. Já o preço era semelhante ao de uma Honda ML 125.
Passados quase 50 anos das ‘Harley Aermacchi’, a marca adotou novamente projetos de outras companhias para chamar de seus. Assim nasceram as X350, derivada diretamente da Benelli S302 (foto), e da X440, criada em parceria com a Hero.
A missão dos novos modelos acessíveis é clara: expandir a atuação da marca em mercados emergentes, através de produtos de volume. Ou seja, motos baratas para vender muito.
Porém, diferente dos anos 1970, o Brasil deve ficar de fora da estratégia dessa vez. Por aqui a Harley foca apenas em produtos de elevado valor agregado e não deve alterar sua estratégia. O modelo mais acessível é a Low Rider S, que custa R$ 122 mil.
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