Durante a Crise de 1929, o fatídico período de recessão econômica, pedia um veículo de trabalho, prático, simples e barato. Foi aí que a Harley apresentou em 1932 o seu modelo de três rodas, o G Servi-Car.
Antes disso, a fabricante já ensaiava curiosas soluções. Uma delas foi uma van lateral, que utilizava um sidecar como plataforma de carga para entregas.
Com isso, o acessório ao estilo reboque ficou definido como a opção definitiva. Nascia aí o G Servi-Car, movido por um motor V-twin de 750 cc, que acabava de ser introduzido na época.
O modelo tinha duas rodas traseiras com diferencial, que vinham equipadas com uma engrenagem traseira. A transmissão era de três velocidades, o que resultava em um carrinho estável.
Mas a história das motos Harley de 3 rodas não ficou no passado. Atualmente, os modelos da marca com duas rodas na traseira são itens de luxo.
Na terra natal da Harley, a marca dispõe de uma gama de veículos de três rodas. A linha começa com a Freewheeler, um modelo equipado com o motor Milwaukee Eight 114, com 1.868 cc OHV e refrigerado a ar.