Cream Section Separator
Red Section Separator

Puro charme!

MOtos Vespa no Brasil: uma história que vai e vem

Cream Section Separator
Red Section Separator

A Vespa é uma das marcas de motos mais queridas do mundo - inclusive por celebridades, como Justin Bieber (foto). Mas você conhece a história da marca no Brasil?

  Nada de manete

Cream Section Separator
Red Section Separator

Ela surgiu na Itália, no final da 2ª Guerra Mundial. Os engenheiros Enrico Piaggio, Renzo Spolti e Vittorio Casini procuravam um veículo prático e econômico. O protótipo protótipo MP5 nasceu em 1944.

  Começou nos anos 1940

Cream Section Separator
Red Section Separator

A produção em série começou em 1946 e já nos anos 1950 as Piaggio Vespa estavam no Brasil, com motores de 150cc e 2 tempos - e câmbios de 3 e 4 marchas. Ficaram até 1964.

  Veio rápido!

Cream Section Separator
Red Section Separator

Ela voltou dez anos mais tarde, montada pela empresa B. Forte. Logo depois surgiu uma parceria entre Caloi e Piaggio para fabricar as motos em Manaus. Era a Motovespa.

  Motovespa

Cream Section Separator
Red Section Separator

Logo a marca cresceu e passou a contar com modelos como PX 200E,  um sucesso de vendas disponível em 3 versões. Até sobrou cachê para contratar o então tri-campeão de F1 Nelson Piquet como garoto propaganda.

  Bombou nos anos 80!

Cream Section Separator
Red Section Separator

Mas a felicidade durou pouco. Diante de lançamentos (da Honda, por exemplo), a Vespa passou a ser vista como um produto defasado no exterior no fim dos anos 1980. Logo este 'conceito' chegou ao Brasil.

Cream Section Separator
Red Section Separator

A marca chegou a ter 140 concessionários no Brasil, mas já em 1988 as vendas começaram a despencar. Não teve jeito. Em 1990 a fábrica encerrou sua operação no país.

  Ciao, Vespa

Cream Section Separator
Red Section Separator

Anos mais tarde a Vespa mudou seu posicionamento em nível mundial. Ao invés de criar motos totalmente novas, apostou na força de suas linhas tradicionais, focando no 'Vintage'. Deu certo.

  Vintage

Cream Section Separator
Red Section Separator

Em 2017 a marca voltou ao Brasil, mas apenas importando modelos - nada de fábrica por aqui. Com preços elevados, a Vespa não era mais uma moto popular, mas um artigo de grife.

  O retorno (outro)

Cream Section Separator
Red Section Separator

Hoje sua operação é tímida e muitos nem sabem que a marca está aqui. Mas há 4 modelos disponíveis (Club 125, Club ZX 125, Notte 125 e Classic VXL 150). Os preços variam de R$ 25 mil a R$ 31 mil.

  Ela tá no Brasil!

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais