A indiana Bajaj é a nova marca de motos do Brasil. Ela chega no segundo semestre e deve ter a Dominar 400 entre seus lançamentos. Trata-se de uma naked que mira direto na MT 03.
Hoje a Yamaha é líder isolada no nicho das naked, com a MT 03 - que teve 11 mil emplacamentos em 2021 (Fenabrave). Mas o império pode ser ameçado pela Dominar?
Dominar e MT têm muitas semelhanças, mas também diferenças. A Yamaha foca em esportividade, tem posição de pilotagem agressiva e um motor de 2 cilindros que gira em 10 mil rpm para entregar potência máxima (42 cv).
Já a Bajaj foca em conforto e pode até ter para-brisa, protetores de mãos e motor, bagageiro e suporte de malas laterais - tudo para facilitar o uso na estrada. Para a marca é uma 'crossover' (não uma naked), tal qual a Honda CB 500X. Forçaram, né?
Já seu motor é baseado no 390, da KTM - pois a Bajaj possui quase 50% das ações da empresa. Assim, tem 1 cilindro, arrefecimento a líquido, 373cc e entrega 40 cv e 3,5 kgf.m de potência e torque máximos.
A velocidade máxima da MT é estimada em 170 km/h (no painel), pouco acima dos 165 km/h da Bajaj. Porém, a Dominar faz de 25 a 29 km/litro, enquanto a Yamaha roda cerca de 23 km/litro - ou cerca de 17 km/litro, em pilotagem esportiva.
Na Índia, a Dominar chega a custar 36% menos que a MT 03 (vendida no Brasil por R$ 29.890). Porém, dificilmente a indiana conseguirá manter a mesma margem por aqui.
A Dominar deve chegar no segundo semestre e será montada na fábrica da Dafra, em Manaus - de onde também saem as KTM.
Quais os equipamentos certos para andar de moto sem medo