Cream Section Separator
Red Section Separator

Yamaha vs Bajaj!

MT 03 ou Dominar 400, veja qual a melhor

Cream Section Separator
Red Section Separator

A indiana Bajaj é a nova marca de motos do Brasil. Ela chega no segundo semestre e deve ter a Dominar 400 entre seus lançamentos. Trata-se de uma naked que mira direto na MT 03.

  Dominar 400, da Bajaj

Cream Section Separator
Red Section Separator

Hoje a Yamaha é líder isolada no nicho das naked, com a MT 03 - que teve 11 mil emplacamentos em 2021 (Fenabrave). Mas o império pode ser ameçado pela Dominar?

  MT 03, a líder

Cream Section Separator
Red Section Separator

Dominar e MT têm muitas semelhanças, mas também diferenças. A Yamaha foca em esportividade, tem posição de pilotagem agressiva e um motor de 2 cilindros que gira em 10 mil rpm para entregar potência máxima (42 cv).

  Propostas diferentes

Cream Section Separator
Red Section Separator

Já a Bajaj foca em conforto e pode até ter para-brisa, protetores de mãos e motor, bagageiro e suporte de malas laterais - tudo para facilitar o uso na estrada. Para a marca é uma 'crossover' (não uma naked), tal qual a Honda CB 500X. Forçaram, né?

  Dominar é 'crossover'

Cream Section Separator
Red Section Separator

Já seu motor é baseado no 390, da KTM - pois a Bajaj possui quase 50% das ações da empresa. Assim, tem 1 cilindro, arrefecimento a líquido, 373cc e entrega 40 cv e 3,5 kgf.m de potência e torque máximos.

  Bajaj com motor 'KTM'

Cream Section Separator
Red Section Separator

A velocidade máxima da MT é estimada em 170 km/h (no painel), pouco acima dos 165 km/h da Bajaj. Porém, a Dominar faz de 25 a 29 km/litro, enquanto a Yamaha roda cerca de 23 km/litro - ou cerca de 17 km/litro, em pilotagem esportiva.

  MT anda (e bebe) mais

Cream Section Separator
Red Section Separator

Na Índia, a Dominar chega a custar 36% menos que a MT 03 (vendida no Brasil por R$ 29.890). Porém, dificilmente a indiana conseguirá manter a mesma margem por aqui.

  Preços

Cream Section Separator
Red Section Separator

A Dominar deve chegar no segundo semestre e será montada na fábrica da Dafra, em Manaus - de onde também saem as KTM.

  Lançamento

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais

Quais os equipamentos certos para andar de moto sem medo