Definitivamente, a Hornet que você conheceu não existe mais. A Honda confirmou como será o motor da nova geração do modelo, numa receita completamente diferente da 'tradicional'.
Ao invés do 4 cilindros em linha, que entregava potência em altas rotações, teremos um 2 cilindros em linha. Com 745 cc, ele é 'mais versátil' que o antigo - mas menos esportivo.
Com 4 válvulas por cilindro, ele entrega 90,5 cv de potência e 7,5 kgf.m de torque máximos, a 9.500 rpm e 7.250 rpm.
Em sua última geração, a CB 600F Hornet entregava 102 cv de potência e 6,5 kgf.m de torque. O regime de rotação também era bem diferente: 12.000 e 10.500 rpm.
A nova configuração de motor mostra que a Hornet vai seguir um caminho diferente. Ao invés de uma naked poderosa que dá um coice em quem acelera, uma moto progressiva, mais confortável e versátil.
Outras marcas já trilharam este caminho. A Yamaha substituiu a tetracilíndrica XJ6 pela MT 07. Agora, a MT (assim como outros modelos) será uma rival direta da nova Hornet 2023.
A nova Hornet será finalmente apresentada durante o Salão de Milão, o EICMA. O evento rola em novembro, na Itália. Ainda não sabemos se virá ao Brasil ou qual seu preço.
Yamaha trabalha em (outro) patinete elétrico de 3 rodas