A fabricante italiana MV Agusta já estuda um projeto para a sua nova esportiva ‘premium’. E a marca deseja criar nada menos que uma ‘moto incrível’ para suceder à icônica superbike F4.
Quando a MV lançou pela primeira vez a F4, em 1999, muitos elogiaram o design excepcionalmente afiado e esportivo da moto. Que foi assinado por Massimo Tamburini no CRC (Cagiva Research Center), o mesmo gênio que deu ao mundo a clássica Ducati 916.
Ao longo do tempo a moto incrível que era a F4 evoluiu, porém teve pouca alteração no visual. Agora pode estar chegando criar um sucessora para o produto. Ao menos foi o que o CEO da marca, Timur Sardarov, confirmou em entrevista recente.
“A F4 era uma moto única quando foi lançada. Queremos ter essa singularidade olhando cinco anos à frente e isso não é muito fácil”, disse Sardarov. Além disso, o chefe italiano enfatizou a necessidade da marca construir algo tecnologicamente superior.
A MV Agusta F4 nasceu como uma moto de 750cc, movida por um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a líquido, (DOHC) de 16 válvulas. Uma usina derivada do motor Ferrari Fórmula 1 de 1990-1992!
Ainda no início do processo de design, os engenheiros da Ferrari ajudaram no desenvolvimento do motor. Mas a MV, na época uma se desviou do desenho da fabricante de carros, mas manteve uma característica no propulsor: as válvulas radiais.
O motor F4 foi um dos únicos do mundo em motocicletas com esse tipo de configuração produzida. Mais tarde a fabricante levou essa usina para os 1000cc, em 2005. Logo após mudanças nas regras no Mundial de Superbike, que ocorreram na época.