Há alguns dias, relembramos os 30 anos de saudades de Ayrton Senna. Além de multicampeão em quatro rodas, era fã de motos. E até colecionou um certo modelo! Ou quase isso.
E não, não era uma Ducati ou Honda com as quais o piloto era frequentemente flagrado no Brasil ou Europa. Aliás, ia de moto até em eventos sociais!
Na verdade, ele coleciou scooters da Vespa! Isso aconteceu porque, em 1985, a marca italiana era apoiadora da F1 e prometeu uma motinho para cada pole position.
E Senna, em sua segunda temporada na F1, faturou nada menos de 7 pole's. Logo, levou 7 unidades da Vespa para casa, como prêmio por ser o mais rápido nos sábados.
A coleção foi tão grande que possibilitou que uma unidade fosse personalizada com as cores do seu capacete. O responsável pelo projeto foi Sid Mosca, mesmo artista que criou o icônico capacete amarelo com listras em verde e azul.
Apesar da coleção de Vespa, Senna era apaixonado por outra italiana. Sua moto favorita era a Desmo 851, da Ducati. Já no Brasil, costumava rodar com a prática Honda NX 150.