Cream Section Separator
Red Section Separator

310? Que nada!

Não foi a 310: se surpreenda com a primeira moto pequena da BMW

Cream Section Separator
Red Section Separator

As BMW 310 (G 310 R e G 310 GS) são consideradas por muitos as primeiras 'motos pequenas' da marca... mas na verdade, este título pertence a outro modelo - muuuuito mais antigo.

  BMW 310

Cream Section Separator
Red Section Separator

Pertence à R2, lançada cerca de OITENTA ANOS antes. Se beneficiava da redução de impostos e dispensa da carteira de motorista para motos de até 200cc da época. Tinha 198cc e apenas 6 cv.

  BMW R2, de 1931

Cream Section Separator
Red Section Separator

Logo o modelo evoluiu para R20 e, em 1938 (já sem a lei de incentivo), para a R23. Com 247cc e um cilindro ela atingia 100 km/h e marcava um salto em desempenho. Sua fabricação foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial, em 1940.

  Mais uma, a R23

Cream Section Separator
Red Section Separator

Depois da Guerra, as pessoas precisavam de motos econômicas, baratas e pequenas. Então a BMW criou a R24, em 1948. Foi um sucesso imenso!

  R24, um sucesso!

Cream Section Separator
Red Section Separator

Ela era basicamente uma R23 simplificada - abrindo mão de cromados e até da suspensão traseira. A 'rabo duro' ainda teve a suspensão dianteira alterada, mas manteve os freios a tambor e o eixo cardan.

Cream Section Separator
Red Section Separator

O motor sofreu alguns ajustes e passou a entregar bons 12 cv, com os mesmos 247cc. Priorizando a economia, a velocidade máxima foi reduzida a 95 km/h e o tanque cresceu de 9 para 12 litros.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Econômica, resistente e barata, a pequena BMW fez um sucesso danado. Vendeu mais de 12 mil motos, nos distantes anos 1940. Foi substituída pela R25 (1950) e a família seguiu até 1966.

  Fenômeno de vendas

Cream Section Separator
Red Section Separator

A G 310 R foi apresentada como um conceito só em 2015, mais de 80 anos após a R2. É a primeira moto 'pequena' da BMW na era moderna, mas não na história. Tem design moderno e motor de 1 cilindro e 34 cv.

  Surge a 310

Cream Section Separator
Red Section Separator

O modelo foi criado em parceria com a indiana TVS e está avenda em todo o mundo, inclusive no Brasil. Aqui, custa R$ 34.990.

  Preço da pequena BMW

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais

Barata e resistente, como é a moto elétrica fabrica na (e para a) África