A Crypton foi uma moto urbana de bastante sucesso no Brasil. Tanto que teve duas gerações: 100cc de 1997 a 2005 e 115cc, de 2010 a 2016. Hoje, ela tem uma susbtituta no exterior.
A moto em questão é a EZ115, à venda em mercados da Ásia. Seu visual e características técnicas lembram muito a nossa antiga Crypton. E é barata.
Em muitos mercados, ela chega para ser a Yamaha mais barata do país. Na Malásia, por exemplo, custa 6% menos que a Ego Avantiz, irmã quase gêmea da Neo 125 vendida no Brasil.
Por este preço não espere luxos como freios ABS, luzes em LED ou smart key. Mas é funcional. Mesmo simples e analógico, seu painel tem indicador de marcha engatada, função ECO e nível de gasolina no tanque.
Essa moto barata da Yamaha tem embreagem automática, injeção eletrônica, grandes rodas de 17" e espaço para um capacete sob o banco. O motor é de 113cc, entregando 9,9 cv de potência.
Muito difícil. Por aqui a marca tem focado nas scooter, inclusive fazendo lançamentos como o da Fluo 125. Desde a aposentadoria da Crypton, a Yamaha não mostrou nenhuma nova cub no Brasil.
Duas motos brasileiras que prometem fazer sucesso na Índia