A nova Honda CB 300 F Twister (foto) está chegando ao mercado. E tem muita gente se perguntando: é melhor que a antiga CB 300 R? Vamos ver...
Lançamento, a CB 300F Twister está chegando agora nas lojas. É uma evolução da CB 250F Twister (2015-2022), mas muito melhor equipada.
Em 2009, a CB 300R também chegou para substituir uma 250cc, a CBX 250 Twister (2001-2008). Sua principal vantagem não era a tecnologia, mas a maior potência.
A nova CB 300F é muito superior no quesito tecnologia. Tem painel digital completo com computador de bordo, tomada USB e iluminação full-LED. Nada disso tinha na antiga 300R.
Além disso, promete ser um espetáculo de economia. Segundo dados de homologação, faz médias de 39,7 km por litro (uau!). Em nosso último teste (2012), a CB 300R fez 24,3 km/litro.
Porém, a CB 300R tinha cavalaria maior: 26,5 cv e 2,8 kgf.m de torque contra 24,5 cv e 2,6 kgfm da nova. Porém, era um pouco mais pesada (148 kg contra 139 kg) e tinha apenas 5 marchas.
São tempos diferentes. A CB 300R lembrava as CB 600F Hornet e CB 1000R da época. Já a nova CB 300F tem a atual identidade visual da Honda - a mesma da CB 500F e da CB 750 Hornet.
Como muitas unidades sofreram com problemas no motor (cabeçote), teve uma relação de amor e ódio com o mercado. Ficou nas lojas apenas 7 anos e vendeu menos que a antecessora CBX: 347 mil contra 459 mil unidades.
A CB 300F tem preços sugeridos entre R$ 18.900 e R$ 19.800, custando entre R$ 21.000 e R$ 28.000 na maioria das lojas. Uma CB 300R ano 2015 é avaliada em R$ 13.729.
Tudo sobre a antiga Honda CB 300R: potência, consumo e avaliação