Agora é lei: 27 de julho passa a ser o Dia do Motociclista. A criação da data foi uma medida aprovada pelo Senado. Contudo, não para por aí, a criação da data também promete novas ações para o mundo das duas rodas.
A nova lei 15.006/2024 oficializa 27 de julho como no Dia Nacional do Motociclista – uma data em homenagem ao motociclista Marcus Bernardi, mecânico da Honda que faleceu neste dia, em 1974.
A nova lei busca reduzir o número de acidentes, incentivar o uso de equipamentos de proteção e promover mais responsabilidade no trânsito.
Atualmente o número de motos segue aumentando e metade de todas as mortes que acontecem no trânsito já são de motociclistas. E 8 em cada 10 pessoas que ficam com lesões irreversíveis, inclusive lesões medulares, são motociclistas.
Segundo informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais da metade dos donos de motocicletas no país não têm habilitação específica para a categoria.
Esse número citado acima representa quase 54% das mais de 17 milhões de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil. Menos de 40% dos habilitados na categoria A são proprietários de veículos dessa classe.