Uma nova moto chinesa ao mercado, trazendo um gostinho de ‘eu já vi isso antes’. A Worker Cross 150 parece ter se inspirado no maior clássico da BMW!
A musa inspiradora é a R 80 G/S, nada menos que a precursora do estrondoso sucesso que seria a linha BMW GS. Foi lançada em 1980, vencendo o Dakar duas vezes e mudando a história das big trail em todo o mundo.
Curiosamente, a Worker usa a mesma combinação de cores da BMW: banco vermelho, rabeta preta, tanque branco com detalhes em azul e lilás. A pequena carenagem no farol já foi vista na R 80 G/S de competição.
As semelhanças da nova moto chinesa com a antiga BMW não se estendem à ficha técnica. A pequena deriva da Worker 125, de quem herda inúmeros componentes, como rodas (raiadas, aro 18″ na frente e 17″ na traseira), chassi e freios.
Os motores também compartilham a mesma base, mas o da Cross tem dimensões internas um pouco maiores. Assim, gera 9 cv de potência e 1,04 kgf.m de torque, a 7.500 e 5.500 rpm. O câmbio é de 4 marchas e a alimentação por carburador.
A nova moto chinesa é leve, pesando apenas 90 kg. Seu tanque é grande, com 14 litros de capacidade, devendo ser abastecido apenas por gasolina. A partida pode ser dada pelo comando elétrico ou pedal.
Finalmente, o preço. A nova moto chinesa custa R$ 8.990, sem contar despesas como frete e seguro. Assim, é um pouco mais cara que a Worker 125, que tem R$ 8.490 como preço sugerido.