A novidade, apresentada na Europa, é a primeira moto da Yamaha a usar o sistema Y-AMT. Trata-se de um inédito recurso de câmbio automatizado. Saiba o que pode vir ao Brasil (um dia).
A nova MT 09 conta com o novíssimo Y-AMT, sistema que faz trocas automaticamente. Se quiser passá-las manualmente, o piloto poderá usar botões no guidão.
Segundo a marca, a novidade funciona usando dois atuadores eletrônicos. Os dispositivos cuidam da ação de embreagem e das tarefas de troca de engrenagem. Ou seja, a nova MT 09 não tem mais a alavanca de embreagem.
Contudo, a moto ainda tem “modo manual” acionado pelos referidos botões no lado esquerdo. Já nas opções automáticas – “D” e “D+” – a moto entrega desde uma tocada suave até uma experiência mais esportiva.
Segundo a Yamaha, a novidade foi projetada para que o piloto não tenha que mover nem mesmo o polegar fora do guidão. Desta forma, torna-se possível se concentrar mais em aspectos como frenagem, posição de pilotagem e claro, atenção na estrada.
Exceto na transmissão automatizada, a nova MT 09 é quase idêntica à moto padrão já conhecida na Europa. A atual geração da naked, mais moderna e potente, não tem data para vir ao Brasil.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!