Desenvolvida no Brasil e lançada em 2009, a XRE 300 faz enorme sucesso no mercado, liderando a categoria. E agora um novo rumor ganha força: ela pode ganhar o motor da nova CB 300 F Twister.
O assunto ganhou força com o lançamento da nova Twister 300. O modelo chega em janeiro e é movido por um motor completamente diferente da XRE.
A XRE usa o mesmo motor da antiga CB 300R, criado a partir do motor da CBX 250 Twister (foto), vendida de 2001 e 2008. Já a nova CB 300F usa um motor derivado da nova CB 250F Twister.
Na teoria, o antigo motor (da CB 300R / XRE) é mais complexo (inclusive com duplo comendo de válvulas), garantindo melhor desempenho. Já o novo (da CB Twister 250/300) é mais simples e mais resistente.
Por isso, mesmo antiga (lançada lá em 2009) a XRE é mais potente que a nova CB 300 Twister, que promete ser melhor em durabilidade. São 25,4 cv da trail contra 24,7 cv da novidade.
A Honda ainda não informou se a XRE irá receber o motor da nova CB 300 F Twister. Até aqui, a trail e a CB (antes 250, agora 300cc) sempre seguiram caminhos próprios neste assunto.
Com ou sem motor da nova CB Twister 300, a XRE deve ganhar atualizações em breve - mesmo sem confirmação da Honda. Modelo tem conjunto mecânico 'antigo' e faltam itens já encontrados em motos menores, como painel completo e tomada USB.
Clássico filme de motos pode ganhar reboot - mas não sequência