Mais novidades devem chegar às motos BMW em breve. Isso porque a empresa solicitou a patente de uma nova transmissão especial, substituindo a tradicional corrente pela correia dentada. Veja o que já se sabe sobre o sistema que deve ser chamado de ‘Belt 2.0‘.
A marca alemã solicitou uma patente para um novo tipo de ‘acionamento por correia’, se referindo ao sistema final de transmissão.
O registro ocorreu ainda em 2022, mas a publicação é recente – de julho de 2023. E, em resumo, trata-se da adoção de correias dentadas com polias tensoras, acionadas por molas.
A primeira BMW a receber uma transmissão final por correia dentada foi a F 650 CS, de 2001. Depois disso, as F 800 S, F 800 ST e F 800 GT também ganharam a novidade.
As correntes são mais flexíveis do que as correias rígidas. É por isso que esse tipo de sistema foi raramente aplicado em grande escala em modelos off-road, um nicho grande da BMW.
Bem, a correia pode ser uma opção silenciosa para futuros modelos, mesmo os com motores a combustão! Mais do que isso, a ideia pode ajudar a motos ficarem dentro da margem de decibéis permitidos.
A BMW ainda não informou quais modelos terão a nova transmissão 'Belt 2.0'. Provavelmente, irá equipar novos produtos elétricos, uma das principais frentes da marca atualmente.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!