Novas novas motos elétricas podem ganhar câmbio com simulação de marchas. A ideia é da taiwanesa Kymco, para deixar os modelos semelhante às motocicletas a combustão.
O conjunto do motor das motos elétricas dispensa a necessidade de caixa de marchas. Desta forma, os modelos não precisam dessa preocupação por parte dos condutores.
Contudo, uma moto sem marchas não agrada a todos os usuários, acostumados com os câmbios que há mais de um século acompanham as motocicletas à combustão.
Pensando nisso, a Kymco patenteou uma caixa de velocidades eletrônica simulada. As motos elétricas já foram apresentadas como protótipo, sendo a SuperNEX uma esportiva e a RevoNEX um modelo naked.
Segundo registro de patente da Kymco, aparentemente, a novidade de câmbio para as motos elétricas nada mais é que uma transmissão manual convencional.
Contudo, é em seu funcionamento que as coisas mudam. No registro de patente nota-se que o sistema de transmissão é simulado. Ou seja, não existe de fato a caixa de velocidades e embreagem – apesar das opções de acionamento para o condutor.
Os mapas é que vão simular as relações da caixa, o torque e a aceleração. Até o painel teria um indicador de rotação que, na verdade, é fictício. Um sistema de som projetado para fazer o som das mudanças de marchas fecha esse excêntrico pacote.
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