Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Saiba!

O que muda? 7 diferenças entre Tornado e Sahara 300

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Quando a Honda oficializou o lançamento da XR 300 Tornado, uma dúvida surgiu: é a mesma moto que a nova Sahara, apenas com mudanças no visual? E a resposta é não. Veja as principais diferenças entre Tornado e Sahara 300.

Tornado e Sahara

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Ambas usam o mesmo motor de 293,5 cc. Porém, há mudanças na injeção eletrônica e dimensão do filtro de ar. Na prática, a Sahara acaba gerando mais potência. São 25,2 cv ante 24,8 cv.

1. Motor de Tornado e Sahara

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Na Tornado, os ângulos de cáster e de trail foram revistos. A maior mudança está no trail, que passou de 98 mm para 123 mm na XR. A ideia é priorizar a estabilidade em altas velocidades para a Sahara e a agilidade da Tornado.

2. Chassi

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Como a Tornado 300 quer encarar aventuras de qualquer nível na terra, recebeu alguns componentes ausentes na Sahara 300. Entre eles, o pedal de câmbio articulado (como era na antiga XR 250) e as pedaleiras off-road.

3. Pedal e pedaleiras

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

As rodas da Tornado são exclusivas. Fabricadas pela DID, são voltadas ao off-road. Inclusive, possuem trava de pneu, recurso ausente na irmã indicada ao uso menos intenso na terra.

4. Rodas

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Apenas a Sahara tem ESS (alerta de frenagem de emergência) e tomada USB. Em ambas, há iluminação full-LED, embreagem assistida e deslizante, suspensão traseira com ajuste de pré-carga e painel completo.

5. Itens de série

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

O painel da Sahara é maior e integrado à carenagem que reveste o tanque. Seu layout interno lembra a CB 300F Twister, que basea-se em modelos como as CB 500F e 500X. Já na Tornado, o painel é exclusivo, adotado apenas por ela na linha Honda.

6. Painel

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

O design deixa claro que os modelos estão comprometidos com propostas distintas. Na Sahara, há grandes carenagens e um banco largo, construído em dois níveis. E a Tornado, não por acaso, parece uma moto off-road.

7. Design

Separador de seção creme
Separador de seção vermelho

Veja Mais

Veja como anunciar sua moto gratuitamente!