Para começar, Thin-Film Transistor (TFT) em português significa Transistor de Filme Fino. Ele é uma versão muito aprimorada do display de LCD. Os TFTs são categorizados como LCDs de matriz ativa.
Os TFTs consistem em transistores e capacitores que, respectivamente, trabalham para conservar o máximo de energia possível, mantendo-se em operação e proporcionando ótimos resultados em matérias de resolução e cores.
Para a moto, a principal vantagem do painel TFT é o consumo reduzido de energia. Já para o condutor há vários pontos positivos, partindo da leitura facilitada das informações. Isso acontece graças ao brilho adaptativo das telas.
Outra vantagem é o pareamento com smartphones, possibilitando operar funções dos celulares, como ouvir músicas, atender chamadas e usar mapas de navegação.
O principal problema do painel TFT é o preço, consideravelmente mais caro que as telas em cristal líquido (LCD) ou relógios analógicos. Por isso, ainda está em processo de popularização, mesmo na alta cilindrada.
Muitos modelos de motos já oferecem as comodidades das telas TFT aos motociclistas brasileiros. Entre eles está a família GS, da BMW, que dispõe da tecnologia em quase todos seus modelos: F 750, F 850 e R 1250.