O Pelé você conhece. Campeão de 3 Copas do Mundo, maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, eleito o Jogador do Século e até o Atleta do Século. Mas e o 'Pelé das motos'?
Giacmo Agostini é simplesmente o melhor dos melhores quando o assunto é corridas de motos. É o maior campeão da história do Mundial (MotoGP), o verdadeiro Pelé sobre duas rodas. E nós podemos provar.
O italiano Ago tem nada menos que 15 títulos no Mundial - 8 na categoria principal (500cc, hoje MotoGP) e 7 nas 350cc. Para comparação, a lenda Valentino Rossi tem 'apenas' 9 troféus.
Sendo o maior campeão, é natural que seja o maior vencedor. Foram 115 vitórias em apenas 14 temporadas. Ou seja, de 1964 até 1975 só deu ele.
A Ilha de Man TT é famosa por ser a corrida de motos mais perigosa do mundo - com mais de 200 acidentes fatais. Ago a venceu 10 vezes.
Lendas como Valentino Rossi têm Ago como sua principal inspiração. Também italiano, Rossi nunca escondeu seu carinho pelo ídolo.
A maior parte dos títulos de Ago vieram com a italiana MV Agusta. Até hoje a marca cultua o piloto, fazendo edições especiais de suas motos em homagem à lenda viva.
Super campeão, ídolo de outros atletas incríveis, respeitado em todo o mundo do esporte. Se ligou nas semelhanças entre Agostini e Pelé?
Falando no Rei do Futebol, Pelé tem uma história de proximidade com as motos. Foi garoto propaganda da Honda nos anos 1970 e era ídolo de ninguém menos que Soichiro Honda, criador da marca.