Quantas motos circulam no Brasil? A maioria dos motociclistas possui habilitação? A Senatran publicou uma pesquisa inédita que respondeu essas perguntas e fez importantes revelações. Veja as principais.
Conforme a pesquisa, a frota circulante de motos no Brasil é de 34,2 milhões. Na prática, são 27,7 milhões de motocicletas, 6 milhões de motonetas e 504 mil ciclomotores emplacados no país.
Em alguns estados do país já há mais motos que carros. No Maranhão, as motos representam 60% dos veículos emplacados. Na sequência, há Piauí (55%), Pará (54%), Acre (53%), Rondônia (51%) e Ceará (50%).
Isso mesmo. De acordo com a nova pesquisa sobre as motos no Brasil, 53,8% dos motociclistas não têm habilitação. Ou seja: 17,5 milhões de pessoas sem possuir CNH A.
Felizmente, o número de mulheres que pilotam motos no Brasil não para de crescer. Em 2024, elas já representam 25% do total de condutores com CNH A, com mais de 9,8 milhões de habilitadas.
Você possui CNH A mas não tem moto na garagem? Saiba que está longe de ser o único. Atualmente, 61% dos habilitados não têm motos registradas em seus nomes – ou seja, mais de 24 milhões de pessoas.
Outro fato que provavelmente você não sabia sobre as motos no Brasil: das 39,4 milhões de pessoas habilitadas para conduzir motos, apenas 5% têm licença para rodar exclusivamente com motos. A imensa maioria (76%) têm CNH AB.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!