A MotoGP é a categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Então porque uma grande marca como a BMW Motorrad, uma das mais poderosas em desempenho e tecnologia, não está participando da competição?
A BMW é uma empresa que vence. Tem uma reputação grande e invejável, fato que torna seus objetivos igualmente difíceis. E como todo mundo sabe, entrar na MotoGP sem ser competitivo desde o início é sinônimo de derrota na pista.
As provas mais disputadas do mundo, como MotoGP e F1, exigem um altíssimo investimento em equipamentos, desenvolvimento e equipes. A BMW já esteve na F1. Teve sua própria equipe de 2006 a 2009 - não custou barato e teve apenas uma vitória.
Nem sempre um produto incrível e muitos milhões investidos garantem o sucesso. Como ficaria a reputação da marca entre as esportivas se ela entrasse para a MotoGP e amargasse a últimas posições do grid?
Apesar dos desafios, a BMW já fez estudos para entrar na MotoGP. Até desenvolveu uma moto, para a temporada 2012. Temendo um desempenho abaixo do esperado, optou pela cautela e engavetou o projeto. Depois, a moto foi leiloada.
Esta é provavelmente a chave e a única razão pela qual a BMW não entra na MotoGP. Não precisa! A marca é atualmente uma das mais prestigiadas, tem produtos de ponta e um bom fluxo lucrativo. Por que iria arriscar tudo isso?
Descubra quanto vale sua moto na tabela Fipe!