A Yamaha XJ 6 foi uma motocicleta naked de quatro cilindros, porta de entrada no mundo das 600 cc no universo da marca. Lançada em 2009, foi um dos modelos mais emblemáticos de sua época.
Ela ficou (e ainda é) famosa pela rivalidade com a Honda CB 600F Hornet (foto). Porém, tinham receitas bem diferentes: a Honda era mais bruta, com motor acima dos 100 cv. Já a XJ apostava no belo som do motor e mais conforto. Entregava 'apenas' 77,5 cv.
Se menos potente, a XJ também era bem mais acessível que a Hornet, custando cerca de R$ 8 mil a menos em meados de 2010 - por exemplo. Na época, isso representava 16 salários mínimos!
A Yamaha XJ 6 agradava pelo design esportivo, enfatizando seu belo motor de 4 cilindros em linha. Visual que, aliás, inspirou modelos menores como a Fazer 250. Além disso, tinha preço interessante e oferece um dos melhores níveis de conforto da categoria.
O verdadeiro carrasco da XJ não foi a Hornet, mas a MT 07 (foto). A naked de 2 cilindros foi lançada quando a XJ ainda estava nas lojas e simplesmente atropelou a outra Yamaha. Chegou a vender mais que o dobro da veterana 600cc em um único ano.
Assim, a XJ 6 saiu de linha em 2018, diante do sucesso da MT 07. Outros fatores, como as novas leis de emissões, também contrubuíram para a aposentadoria da XJ. Assim acabaram seus 10 anos de serviços bem prestados.