Já ouviu falar da Moko Powa D10? Trata-se de uma raríssima moto Yamaha antiga, tão curiosa quanto poderosa. Criada nos anos 1980, apenas 10 unidades foram produzidas.
Ela foi criada pela empresa suíça Powa Design, que busacava algo muito futurista. Mas também precisava ser funcional e rápida. Aí entrou a empresa alemã Moko, na parte de engenharia e testes.
De fato, as linhas futuristas parecem ter saído de um filme de ficção científica dos anos 1980. Porém, o desenho é totalmente funcional e cumpre uma função aerodinâmica importante.
Tudo nasceu da FZ750, que serviu como ponto de partida para a criação da nova moto. Foi ela quem emprestou o motor: um poderoso 4 cilindros em linha, que entregava 103 cv e que levava o modelo aos 230 km/h.
Mas a equipe queria mais. Assim, retrabalharam o motor e chassi, reduziram o peso e investiram pesado em aerodinâmica. Desta forma, a nova moto era capaz de atingir insanos 320 km/h!
Curiosamente, apenas 10 unidades foram produzidas e apenas 6 estão rodando atualmente. Uma delas foi a leilão há alguns meses, arrematando 15 mil euros (R$ 76 mil), o que é 'pouco' comparado com o preço das esportivas novas.
Esqueça a antiga: nova Hornet supreende pelo preço e... economia!