Talvez você não a conheça, mas a Energica Motor Company é uma das maiores marcas de motos elétricas do mundo. Inclusive, ofereceu as motos usadas na MotoE, categoria eletrificada da motoGP. E, agora, está fechando as portas.
Em um comunicado, a italiana Energica divulgou a abertura de uma liquidação judicial de falência, permitindo assim o pagamento de credores. A empresa está fechando as portas e deixando as atividades.
Um dos motivos do fim se deve a uma “reversão no mercado e na cadeia de suprimentos”, juntamente com uma “crise no nicho das motos elétricas”. Tudo isso somado, conforme o comunicado, a um declínio nos investimentos do setor.
A decisão da empresa foi confirmada durante uma reunião do conselho, em 14 de outubro. O encerramento das atividades acontece no momento em que a marca atingia o maior volume de vendas e receitas dos últimos anos.
A Energica foi fundada em 2014 e logo entrou para o nicho das marcas de motos elétricas de alta capacidade. A história começou com a Ego + RS. Em seguida, com o sucesso da Ego, a marca lançou a naked Eva, em 2015.
Em 2019, a marca se tornou a primeira fornecedora exclusiva da categoria elétrica da MotoGP, a MotoE. Enfim, a empresa serviu o campeonato por quatro temporadas consecutivas, até dar lugar a nova moto elétrica da Ducati.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!