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Ela é da resistência!

Resistência: a moto da Kawasaki que não muda com o passar dos anos

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Alguns carros parecem resistir a passagem do tempo, ficando décadas nas lojas sem qualquer atualização relevante. É o caso do Lada Niva (foto) ou do Toyota Bandeirante, por exemplo... Mas existe uma moto que segue a mesma filosofia.

  Eles não mudam!

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Estamos falando da Kawasaki KLR 650! O modelo surgiu nos anos 1980 e segue nas lojas até hoje, com pouquíssimas alterações. Mas o que essa 'trail rail' tem a oferecer?

  KLR 650

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A primeira geração surgiu em 1987... e ficou nas concessionárias até 2007! Foram impressionantes 20 anos de resistência. Era a KLR650-A, baseada na trail KLR 600.

  Como tudo começou

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A moto parece ter agradado pelo desempenho e robustez. Tinha motor de 1 cilindro e arrefecimento a líquido (de 37 cv), câmbio de 5 marchas, freios a disco, suspensões com mais de 200 mm de curso e rodas raiadas grandes, aros 21 e 17.

  Receita do sucesso

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A KLR é tão resistente que foi a escolhida para um projeto maluco da OTAN. O exército adaptou a moto para ser movida a diesel e mais 5 combustíveis, incluindo querosene e de aviação, para conseguir abastecer tropas em qualquer situação. Foi chamada de M1030-M1.

  Movida a 6 combustíveis!

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Com os passar - dos muitos - anos, a KLR ganhou várias versões. A Tengai surgiu nos anos 1990 e apostava no visual inspirado nas grandes motos de rali da época, em especial do Paris-Dakar.

  Estilo 'Dakar'

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Foi só em 2008 que a Kawasaki fez mudanças relevantes na KLR. Essa segunda geração foi criada com base em sugestões de proprietários da antiga 650, para manter sua essência.

  Finalmente mudou!

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A KLR recebeu freios mais eficientes e suspensões melhores, além de rodas mais resistentes. O motor teve ajustes pontuais e, mais tarde, a moto recebeu ABS. Ou seja, exceto o visual, o modelo guardava muuuito da moto de 1987.

  Segunda geração

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Alguns anos depois, outro facelift sem qualquer alteração profunda. Assim, a Kawasaki KLR 650 segue fiel à sua receita de 45 anos, resistindo a passagem do tempo e dividindo espaço com modelos muito mais modernos.

  Um clássico vivo

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Curiosamente, o modelo nunca veio ao Brasil - onde a Kawa oferece motos mais avançadas, como a Versys 650. Nos EUA ela custa 6.900 dólares (R$ 36 mil), bem menos que os 8.900 (R$ 46 mil) da moderna Versys.

  Preço da KLR 650

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