Segundo documentos, a Honda pode estar trabalhando em uma nova geração da XRE. Tem até um nome: XRE 300 Sahara. Mas como deve ser o modelo?
Apesar do nome, ela não deve ser baseada na antiga NX 350 Sahara, vendida entre 1990 e 1999. O nome é uma homenagem a um modelo clássico da marca, como já rolou com Hornet, Transalp, Africa Twin e outros.
Na prática, a nova XRE 300 deve adotar a base (e o motor) da recém-lançada CB 300F Twister. Dela, também deve receber o câmbio de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante.
A Honda já tem uma aventureira que usa a base da CB Twister, a CRF 250F. Logo, é provável que a nova XRE 300 derive diretamente do modelo.
Assim, suspensões, balança, chassi, freios, rodas e mais itens devem ser bastante próximos dos usados na CRF 250F - um projeto muito mais novo que o da atual XRE, com base na antiga XR 250 de 2001.
Porém, a XRE deve receber adaptações para atender seu uso street e touring. Isso inclui carenagens, parabrisa e farol central, mas sem abrir mão da capacidade off road. Aí faz sentido reviver o nome Sahara.
Já o visual deve ser diretamente inspirado na nova XL 750 Transalp. Da mesma forma, a nova CB 300F Twister é inspirada nas CB 500F e CB 750 Hornet. Mas e o tradicional bico, será extinto?
Até a Honda se pronunciar oficialmente, tudo o que temos são indícios e rumores. Caso o modelo realmente saia do papel é provável que seu lançamento ocorra ainda em 2023.
Conheça a Cushman, scooter criada para ser lançada de paraquedas na 2ª Guerra