Os scooter adventure estão na moda. Se no Brasil o líder de vendas entre os pequenos é o Honda ADV 150 (foto), no exterior tem opções similares com ele e outras, digamos, curiosas! É o caso do pequeno e simpático Yamaha Zuma 125.
O Zuma surgiu ainda nos anos 1980 e já se tornou um clássico. Em sua atual geração ele alia o tradicional design assimétrico à proposta aventureira, com direito a pneus de uso misto, suspensão reforçada e um grande paralamas dianteiro!
Se o design é marcado por linhas retas e pontiagudas, alguns componentes são igualmente interessantes. O painel (digital) é todo organizado em retângulos, como acontecia na famosa SuperTenere 1200.
O farol assimétrico é tradicional no modelo - e também remete às BMW GS. Ele ainda usa luzes halógenas, mas divide espaço com itens mais modernos, como a tomada USB e compartimentos para bagagem.
Para reforçar o potencial adventure, conta com itens como pneus de uso misto. E são largos, claro. Também pode receber acessórios, como protetores de mão e parabrisa.
Apesar do visual, é um scooter simples. Mas seu motor, refinado. Tem 1 cilindro, arrefecimento a líquido e válvulas VVA, entrega 9,8 cv de potência e 0,9 kgf.m de torque. A transmissão é automática, CVT.
As vendas do Zuma começaram pelos EUA, onde custa 3.700 dólares (cerca de R$ 19 mil em conversão direta). Para comparação, lá um Honda ADV sai por 4.300 dólares. Ainda não sabemos se o Yamaha virá ao Brasil.
Milhões! Veja quanto a última moto de Elvis pode arrecadar em leilão