As scooter elétrica estão invadindo o Brasil. Elas são leves, fáceis de pilotar e, erroneamente, muitas pessoas acreditam que dispensam a necessidade de CNH e emplacamento
Acontece que os veículos elétricos precisam sim ser emplacados, ainda que não passem dos 50 km/h. Se encaixam na lei (Contran, nº 842) tal qual os ciclomotores à combustão. Assim, precisam de placa e licenciamento.
Ou seja, a moto precisa estar licenciada e emplacada. Já o condutor deve ter CNH A (ou ACC, em alguns casos) e estar equipado com capacete. Mesmas exigências para andar numa 'moto comum'.
Há muitas mentiras sobre o assunto. Parte da confusão é porque algumas motos vêm da China, onde são 'brinquedos' - e sequer tem suporte para placa. Mas aqui são considerados veículos e precisam obeder às regras normalmente.
É guincho e pátio. O veículo só volta ao proprietário depois de devidamente regularizado, licenciado e emplacado - um processo que costuma custar mais que a própria moto. Ou seja, as apreensões da polícia são legítimas.
Não. A ciclovia é restrita para bicicletas. Todos os veículos motorizados (ainda que elétricos, pequenos e com visual 'fora do padrão dos scooter' ) são proibidos de ocupar os espaços.