Na carona das motos, os scooter elétricos estão vendendo como nunca no Brasil. São de muitas marcas, tamanhos e até formatos. Então é natural que surjam dúvidas sobre o assunto - e alguns aproveitadores, também.
Acontece que várias notícias falsas acabam sendo disseminadas, às vezes até por vendedores mal intencionados. A mais comum é a de o scooter elétrico não precisa ser emplacado e que seu condutor não precisa de habilitação... mas precisam sim!
Se em alguns países eles são vendidos como brinquedos, no Brasil os scooter elétricos são considerados veículos de transporte. Precisam obedecer as mesmas regras que um 'scooter normal', como os maiores de marcas como Honda e Yamaha, por exemplo.
Assim, é preciso estar emplacado e ser conduzido por alguém com CNH A ou ACC - e com capacete. Se tiver qualquer irregularidade o scooter vai pro guincho e só sai de lá quando toda a situação legal estiver resolvida (o que pode custar mais que o próprio scooter)
Você pode andar com um PCX na ciclovia? Claro que não. O mesmo se aplica aos scooter elétricos, que não podem rodar neste espaço. Além disso, é claro, não podem ser conduzidos por menores de 18 anos.
Aí a coisa muda. As bikes elétricas são entendias como bicicletas, dispensam emplacamento, CNH e podem rodar na ciclofaixa. Mas para isso, precisam: • Ter no máximo 350 watts • Não passar de 25 km/h • Não ter acelerador (o motor apenas auxilia os pedais)