Cream Section Separator
Red Section Separator

Equipe deixa a MotoGP

Veja 5 momentos incríveis da Suzuki na MotoGP / 500cc

Cream Section Separator
Red Section Separator

Depois de muitos rumores, a Suzuki oficializou seu interesse em deixar o Mundial de Motovelocidade (MotoGP). Ela sai logo, no fim da temporada 2022... por isso, fizemos esta pequena homenagem à sua história, lembrando momentos incríveis.

  Quero te ver outra vez ♫ 

Cream Section Separator
Red Section Separator

A Suzuki tem um histórico de saídas e retornos no Mundial. É assim desde 1976, quando retirou seu time de fábrica pela primeira vez. Fez outra pausa nos anos 1980 e mais uma em 2011, antes de retornar em 2015 com sua estrutura atual - inclusive uma nova moto, a GSX-RR.

  1. Vai e vem, vem e vai 

Cream Section Separator
Red Section Separator

A primeiras motos Suzuki alinharam no grid em 1971, mas a empresa só teria uma equipe oficial 3 anos mais tarde. Aliás, a vinda foi inspirada pelos bons resultados dos independentes, que tiveram ótimo desempenho e até venceram provas.

  2. Começou com equipe  independente 

Cream Section Separator
Red Section Separator

O italiano Franco Uncini corria em equipes privadas (de Suzuki, em algumas) e foi convidado para uma vaga no time oficial, no lugar do então campeão Marco Lucchinelli. Que responsa! Então o cara chegou e faturou o título em sua primeira temporada no time, em 1982. Nada mau.

 3. Teve um 'novato' campeão

Cream Section Separator
Red Section Separator

Este garoto da foto é o ídolo brasileiro Alex Barros. Sua primeira vitória no Mundial foi com a Suzuki, em 1993, em Jarama (Espanha). Naquele ano a equipe ainda teria o título com Kevin Schwantz.

 4. Primeira vitória de Barros

Cream Section Separator
Red Section Separator

Desde 2008 apenas as Honda e Yamaha venciam no Mundial... até que em 2020 a Suzuki rompeu a sequência. Foi o 7º título individual da fabricante e o primeiro do espanhol Joan Mir.

 5. Quebrou o domínio Honda-Yamaha