Se a Dafra já tem no país a NH 190, uma trail que compete com a Honda XRE 190, o que ainda falta? Bem, por que não concorrer com a moto aventureira mais aclamada da marca japonesa no Brasil, a XRE 300?!
Visualmente, a Sym NH 300 tem poucas diferenças da Dafra NH 190 que conhecemos no Brasil. Um design arrojado e até um pouco esportivo demais para uma trail. São ângulos afiados desde a dianteira até a rabeta curta.
O guidão alto segue lá, assim como o escape em sua controversa posição percorrendo toda a seção inferior da moto. O modelo tem ainda iluminação Full-LED, painel totalmente digital, carregador USB e tanque com 11 litros de capacidade.
O grande diferencial da NH 300 está no motor monocilíndrico de 278 cm³, com refrigeração líquida. Ele é capaz de render potência máxima de 25 cv a 7.500 rpm e 2.4 kgf.m aos 6.000 giros. Tudo isso acoplado no câmbio com 6 marchas.
Até aqui, nada muito diferente da XRE 300. A Honda possui um monocilíndrico de 291,6 cm³, com refrigeração a ar, que rende 25,4 cv a 7.500 rpm e 2,76 kgf.m a 6.000, além de câmbio de 5 marchas.
A Sym NH 300 conta com rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. No entanto, a XRE 300 tem rodas de 21 polegadas na frente e 18 atrás. Mas ambas se equiparam quando o assunto é oferecer o sistema de freios com ABS.