O universo das motocicletas superesportivas não para de evoluir! E, neste contexto, os alemães já preparam uma tecnologia inédita: a aerodinâmica ativa.
O mercado das superesportivas é um nicho de alto luxo e, também claro, exigências. Por isso, muitas tecnologias chegam primeiro lá. Tudo em nome do desempenho.
Segundo registros de patente, a BMW pretende transformar as tradicionais asa laterais fixas (winglets) em elementos com movimento que irão se mover conforme a inclinação da moto.
Atualmente, os winglets são ótimos para ajudar a estabilizar as motocicletas em linha reta, mas perdem eficiência em curvas, onde o fluxo de ar muda.
O novo sistema, independentemente da inclinação da moto, deixa os winglets sempre paralelos à superfície da pista. Isso pretende manter todo o precioso downforce sempre apontado para o lado certo.
O sistema é inovador, afinal sequer a MotoGP tem algo similar. Atualmente, as motos do Mundial têm grandes winglets, mas, por questões de regulamento, são todos fixos.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!