Cream Section Separator
Red Section Separator

Uma 'mini big trail'?

Teste off road: como a CB 500X 2023 anda na terra

Cream Section Separator
Red Section Separator

Enfim a CB 500X foi atualizada com o modelo vendido na Europa. A crossover manteve o mesmo motor e visual, mas ganhou upgrades importantes na ciclística. A missão era deixá-la 'mais aventureira'. 

  500x modelo 2023

Cream Section Separator
Red Section Separator

Ao todo foram 6 mudanças, com destaque à suspensão dianteira - que passa a ser Showa SFF-BP invertida. Também mudou o farol, o banco, as rodas (mais leves), balança traseira e freio dianteiro, agora com dois discos.

  Suspensão de grife

Cream Section Separator
Red Section Separator

Na prática, a CB ficou muito mais confortável e segura na terra. A suspensão copia melhor o terreno e está mais macia, passando poucos impactos ao piloto. Agora encara um off road leve com tranquilidade.

  Agora sim!

Cream Section Separator
Red Section Separator

Testamos o modelo no interior de SP, num dia de chuva, e ele surpreendeu positivamente. O avanço em relação à geração anterior no 'quesito adventure' é nítido... só precisa de pneus de uso misto. Apesar do visual, os Dunlop originais só encaram asfalto. 

  Não é trail, mas engana

Cream Section Separator
Red Section Separator

Apesar da evolução, ela ainda é uma CB (e não uma XR ou CRF), então há limitações. A altura em relação ao solo (196 mm) e curso das suspensões (150 mm) podem fazê-la raspar em pedras ou dar fim de curso em obstáculos maiores.

  Boa no off road LEVE

Cream Section Separator
Red Section Separator

Então não tem jeito. Se você quer saltar rampas, atravessar rios, encarar duas ou rodar sobre pedras pontiagudas, precisa de uma Africa Twin... Se for 'só' uma estrada de interior, ainda que arenosa ou com cascalho, a CB 500X vai de boa.

  Quer rali? Vai de CRF

Cream Section Separator
Red Section Separator

O motor de 471 cc entrega 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque. O câmbio é de seis marchas e conta com embreagem deslizante e assistida (muito leve). A eletrônica é simples, tendo apenas ABS.

  O resto já conhecemos

Cream Section Separator
Red Section Separator

À venda em 3 cores, o lançamento tem preço sugerido de R$ 41.600. Segundo a FIPE o valor médio praticado pelas concessionárias é de R$ 46.107.

  Quanto custa a CB 500X

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais

Quais as 4 motos que a Bajaj deve trazer ao Brasil em 2022