Enfim a CB 500X foi atualizada com o modelo vendido na Europa. A crossover manteve o mesmo motor e visual, mas ganhou upgrades importantes na ciclística. A missão era deixá-la 'mais aventureira'.
Ao todo foram 6 mudanças, com destaque à suspensão dianteira - que passa a ser Showa SFF-BP invertida. Também mudou o farol, o banco, as rodas (mais leves), balança traseira e freio dianteiro, agora com dois discos.
Na prática, a CB ficou muito mais confortável e segura na terra. A suspensão copia melhor o terreno e está mais macia, passando poucos impactos ao piloto. Agora encara um off road leve com tranquilidade.
Testamos o modelo no interior de SP, num dia de chuva, e ele surpreendeu positivamente. O avanço em relação à geração anterior no 'quesito adventure' é nítido... só precisa de pneus de uso misto. Apesar do visual, os Dunlop originais só encaram asfalto.
Apesar da evolução, ela ainda é uma CB (e não uma XR ou CRF), então há limitações. A altura em relação ao solo (196 mm) e curso das suspensões (150 mm) podem fazê-la raspar em pedras ou dar fim de curso em obstáculos maiores.
Então não tem jeito. Se você quer saltar rampas, atravessar rios, encarar duas ou rodar sobre pedras pontiagudas, precisa de uma Africa Twin... Se for 'só' uma estrada de interior, ainda que arenosa ou com cascalho, a CB 500X vai de boa.
O motor de 471 cc entrega 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque. O câmbio é de seis marchas e conta com embreagem deslizante e assistida (muito leve). A eletrônica é simples, tendo apenas ABS.
À venda em 3 cores, o lançamento tem preço sugerido de R$ 41.600. Segundo a FIPE o valor médio praticado pelas concessionárias é de R$ 46.107.
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