Testamos o ADV 150, scooter aventureiro que tem conquistado espaço mundo afora - e também no Brasil, onde vendeu mais de 6 mil unidades só no primeiro semestre de 2022.
O modelo é movido pelo mesmo motor do PCX, mas com números um pouco diferentes: 149,3 cm³, 13,2 cv de potência e 1,38 kgf.m de torque. O câmbio é automático, CVT.
O modelo é bem-equiado. Tem freio ABS na dianteira, tomada 12V, amplo porta trecos na carenagem, sistema idling stop, smart key, iluminação full LED, painel digital com computador de bordo e parabrisa com altura ajustável.
Ele nasceu para isso. Suas suspensões especiais (e mais longas) garantem mais conforto que nos outros scooter pequenos, sofrendo menos em buracos e asfalto ruim. Também é muito ágil para arrancadas.
Na estrada falta motor. No teste atingimos 108 km/h de velocidade máxima, mas era impossível mante-la mesmo em pequenas subidas. Falta fôlego para ultrapassagens ou aclives... ou seja, não é um scooter para viagens.
Na terra, uma surpresa! O ADV manda muito bem em off road leve e permite longos passeios em estradas de chão, areia e cascalho. Só tenha cuidado em locais com água, lama ou aclives íngremes.
Os dados oficiais são 50,9 km/litro na cidade e 34,2 km/litro na rodovia, mas no teste ficamos abaixo disso. O ADV fez, em média, 38,5 km por litro na cidade e 32 km por litro na estrada.
Se você busca um veículo urbano, com a possibildiade de usá-lo eventualmente em outros lugares e que se diferencia da multidão, sim. Ele agrada pela experiência e visual, que chama a atenção em meio aos demais scooter e ganha muitos pontos pelo excelente acabamento.
O ADV 150 2020 tem preço sugerido de R$ 20.120, contra R$ 16.740 da versão topo de linha do PCX, por exemplo. Entretanto, segundo a FIPE os preços praticados pelas lojas são um pouco mais salgados: R$ 24.092 e R$ 20.377