O mercado das motos street está em alta. Nesta semana a Yamaha apresentou a FZ 15 (foto) e, no dia seguinte, a Bajaj confirmou a vinda da Pulsar N 160. Mas será que elas podem ameaçar a líder isolada Honda CG 160 Titan?
Apesar de concorrentes diretas, cada uma tem sua filosofia. Enquanto as outras oferecem mais tecnologia, a CG 160 aposta na confiabilidade da simplicidade. Para quem busca robustez acima de tudo, pode ser um boa opção.
A FZ 15 tem um série de componentes interessantes ausentes na Titan, como farol e lanterna em LED, freio ABS na dianteira (e disco na traseira), suspensão robusta (com monoamortecimento atrás) e painel digital quase completo.
Além disso, a FZ 15 tem o benefício de contar com a segunda maior rede de concessionárias do país, com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil. Isso facilita (e barateia) custos com manutenção.
A Bajaj tem praticamente todos os itens da FZ 15 e um diferencial: motor de 17,2 cv de potência, o mais forte das três - porém, é um pouco mais pesada. Além disso, aposta no visual esportivo, com direito a spoiler sob o motor e banco bipartido.
Famosa pela resistência e um best seller que vende 300 mil motos/ano, a CG fica para trás das demais no quesito itens de série. Tem apenas o básico.
Muito bem-equipada e com ótima ciclística, a FZ 15 fica para trás na potência: tem 'apenas' 12,4 cv, o que pode fazer falta em subidas ou estradas. Porém, o conhecido motor de 149cc da Yamaha ganha pontos pela suavidade e confiabilidade.
Já a Pulsar perde pontos pela operação embrionária no país, que ainda deixa uma série de dúvidas em seus potenciais compradores. Não sabemos nem se o modelo em fase de reservas aqui é idêntico ao encontrado no exterior.
A Bajaj ainda não tem preço definido, mas as outras, sim. A Titan tem preço sugerido de R$ 15.060 (FIPE: R$ 18.319), enquanto a Yamaha FZ 15 tem PPS de R$ 16.990 (FIPE ainda não aferida). Qual a sua preferida?
Milhões! Veja quanto a última moto de Elvis pode arrecadar em leilão